1ª série do EM aprende trigonometria aplicada

Alunos da 1ª série do Ensino Médio estão vivenciando a trigonometria por meio de sequência didática. A atividade elaborada pelo professor Tiago, de Matemática, possui duração de sete aulas de 50 minutos e tem como objetivo colocar a trigonometria em prática. A aula iniciou com questionamentos como: como descobrir a altura de um poste? Como descobrir a largura de um rio? Como calcular a distância da Terra ao Sol ou da Terra a lua?

Para resolver estes desafios, os alunos construíram um teodolito, ferramenta utilizada para medir ângulos. Na sequência, a turma se distribuiu em grupos, para que os alunos coletassem medidas com o auxílio do teodolito. Os grupos deviam medir o ângulo formado pelo solo e pelo topo do objeto em questão, em seguida mediram com a trena a distância da base do objeto ao colega que está com o teodolito. Além das medidas, os alunos também tiveram que fazer o registro fotográfico.

Já com o material coletado, grupos de três alunos elaboraram problemas para serem resolvidos por meio da tendência modelagem matemática. A sequência didática encerrou com a produção de cartazes e slides para a apresentação do trabalho, seguida por um teste avaliativo envolvendo situações semelhantes às apresentadas em sala de aula.

Confira algumas imagens: