Agende sua visita Rematrícula

O Grupo Marista
No Brasil, o Grupo Marista preserva e alia a tradição, sempre atenta aos novos tempos e às diferentes realidades nas quais se faz presente. Isso se reflete nos inúmeros projetos e programas desenvolvidos nas três áreas de atuação do grupo: Educação, Solidariedade e Saúde.

A Rede Marista de Colégios
Valores e Excelência no Ensino: esse é o Jeito Marista.

Acreditamos na transformação do mundo por meio de crianças e jovens solidários e investigativos, que reconheçam seu papel no mundo e que estejam preparados para uma sociedade em constante transformação.

Nas 19 unidades da Rede Marista de Colégios, os alunos recebem uma formação integral composta pela tradição de nossos valores e pela excelência acadêmica de uma aprendizagem significativa e transformadora.

Há mais de 50 anos educando gerações.

Logo no início da Província de São Paulo, em 1958, pensou-se em uma fundação em Ponta Grossa, visando à educação de alunos e a formação de candidatos Maristas.

Uma área de aproximadamente 25.000 m² foi adquirida em 1959. Sua inauguração se realizou no dia 15 de setembro de 1961, com a presença do então Governador do Paraná, o Exmo. Sr. Ney Braga. Em outubro do mesmo ano manteve curso preparatório aos Exames de admissão do Ginásio.

A partir de janeiro de 1962 teve na pessoa do Ir. Florentino Adami o seu primeiro diretor que, por seis anos lhe dirigiu os destinos. Outros Diretores lhe sucederam por tempo breve, convindo lembrar que o Irmão Delfim Elias que lhe deu impulso mediante convênios com o Estado.

Na década de 1970, funcionou no prédio um juvenato com o nome de Juvenato Marcelino Champagnat. Os juvenistas moravam na ala reservada a eles e frequentavam o Colégio Marista Pio XII.

Em 1976, o Governo do Estado autorizou o Ginásio Marista Pio XII, a funcionar como escola de 1º grau, denominando-se Escola Marista Pio XII.

Em 1981 o estabelecimento ficou enriquecido com um prédio novo destinado à administração. Logo após, em 1983, foi autorizado o Ensino Pré-Escolar e o 2º grau.

Os 40 anos do Pio XII foram comemorados com novas instalações e infraestrutura arrojada. Hoje, os alunos do colégio dispõem de amplo espaço para lazer e convivência, ampla área para a prática de esportes, prédios separados para educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, dois auditórios e um teatro para aproximadamente 750 lugares, um prédio para as atividades complementares e estúdio para a Banda Marcial Pio XII. A Banda Marcial Pio XII é apontada pela crítica especializada como uma das mais importantes corporações do país no segmento Banda Musical de Metais e Percussão. Vencedora de diversos títulos de campeã em vários concursos realizados em diversas regiões do país.

Diretores:

De 1981 a 1983 foi Diretor o Irmão Romão Ravuck;
  • Nos anos de 1984 e 1985 o Irmão Brasílio Melneck;
  • Em 1986 a1987 o Irmão Expedito Leão;
  • De 1988 a 1992 foi Diretor o Irmão Gilmar Aricini;
  • De 1992 a 1994 o Irmão Antonio Benedito de Oliveira.
  • De 1995 a 2002 foi dirigido pelo Prof. Luiz Fernando Schmidt;
  • De 2003 a 2006, pelo Ir. Pedro Danilo Trainotti;
  • De 2006 a 2013 o colégio contou com a direção do Ir. Vanderlei Siqueira dos Santos;
  • Atualmente o Colégio Marista Pio XII é dirigido pelo Ir. Adilson José Janovski.