Conheça nossa proposta
Rematrícula
Para alunos Maristas

Pastoral

Ter uma pedagogia baseada em valores humanos, éticos e solidários vai além de uma formação tradicional, unidimensional e carente de conceitos. Na Rede Marista de Colégios, as ações do Núcleo Pastoral buscam integração aos projetos pedagógicos, contribuindo com a acolhida, o diálogo e a valorização da identidade de cada aluno, ajudando-o a conviver com respeito e paz, e estimulando relações solidárias, amizade, espiritualidade e engajamento em projetos de vida.

Nosso objetivo é fazer com que os alunos sejam responsáveis por suas escolhas e assumam um papel protagonista, humano e ético no mundo atual.

Aspectos da ação Pastoral Marista

Promove o conhecimento, a vida e os valores do Evangelho;
Desenvolve ações e projetos que estimulam o pensamento crítico e a solidariedade;
Estimula a participação e o protagonismo infantojuvenil;
Pastoral Juvenil Marista (PJM): uma proposta aos jovens que contribui para o amadurecimento da fé e da espiritualidade, a autonomia, a solidariedade, o protagonismo e a intervenção na sociedade.

Projeto de Espiritualidade
Com as ações voltadas para Espiritualidade oportunizamos condições para que a vivência e aprofundamento da espiritualidade aconteçam de maneira significativa, fortalecendo nossa Missão e constituindo elemento decisivo para a vitalidade do nosso ser-em-missão. As principais ações realizadas são: Celebração de Páscoa; Coroação de Maria; Celebrações Eucarísticas; Celebração de Natal; Celebração do Dia do Marista.

Projeto de Acolhida
Tem como objetivo acolher as crianças da educação Infantil e Fundamental I, considerando seus saberes e aprendizagens, trabalhando as datas litúrgicas e promovendo espaços de vivência e formação. As acolhidas acontecem toda segunda-feira com os alunos do Fundamental I, e toda terça-feira com os alunos da Educação Infantil. As acolhidas são abertas para participação dos pais. Além das acolhidas no pátio a pastoral realiza acolhidas nas salas de aula trabalhando as virtudes e valores Maristas.

Dia de Convivência
Tem como objetivo proporcionar aos alunos espaços de integração, convivência e formação, por meio de atividades lúdicas e reflexão, desenvolvendo os valores humanos, cristãos e Maristas. O dia de convivência acontece anualmente na Chácara Marista.

Ações de Solidariedade
Tem como objetivo desenvolver a cultura da solidariedade e a responsabilidade social entre a comunidade educativa marista, solidarizando-se com as pessoas e instituições por meio de ações práticas e libertadoras, agregando valor em cada gesto realizado. As principais ações acontecem na Maratona Champagnat e na Campanha do Brinquedo.

Pastoral Juvenil Marista-PJM
O Objetivo da PJM é favorecer aos alunos um processo de amadurecimento na fé, por meio de uma ação evangelizadora que se dá por encontros semanais e experiências formativas propostas pela unidade e pelo Setor de Pastoral, a fim de promover o protagonismo social, político e eclesial em vista de uma formação integral do aluno. As principais atividades da PJM são: Acampamento, encontros semanais, experiências formativas (RPV, AMAR, CLIMA, DJM), luz na floresta, acampa TEC PUC dentre outras atividades.

Maratona Champagnat
Tem como objetivo: celebrar o Dia de São Marcelino Champagnat, realizando atividades culturais, pedagógicas, esportivas religiosas e solidárias de um jeito alegre, envolvente e participativo, mobilizando a comunidade educativa: alunos, famílias, professores e colaboradores tendo como horizonte a educação e os valores cristãos e Maristas.

Projeto Violetas
Tem como objetivo possibilitar uma experiência pessoal dos valores humanos e Maristas, assim como convivência entre os alunos do Ensino Fundamental I fora da sala de aula, num ambiente saudável e diferenciado. Este projeto é voltado para os alunos a partir do 3ºano do ensino fundamental I.