Conheça nossa proposta
Nossa Estrutura
Conheça nossos espaços

Pastoral

Ter uma pedagogia baseada em valores humanos, éticos e solidários vai além de uma formação tradicional, unidimensional e carente de conceitos. Nos Colégios Maristas, as ações do Núcleo Pastoral buscam integração aos projetos pedagógicos, contribuindo com a acolhida, o diálogo e a valorização da identidade de cada aluno, ajudando-o a conviver com respeito e paz, e estimulando relações solidárias, amizade, espiritualidade e engajamento em projetos de vida.

Nosso objetivo é fazer com que os alunos sejam responsáveis por suas escolhas e assumam um papel protagonista, humano e ético no mundo atual.

Aspectos da ação Pastoral Marista

– Promover o conhecimento, a vida e os valores do Evangelho;
– Desenvolver ações e projetos que estimulam o pensamento crítico e a solidariedade;
– Estimular a participação e o protagonismo infanto-juvenil;

INICIATIVAS PASTORAIS

Projeto de Espiritualidade

Com as ações voltadas para Espiritualidade oportunizamos condições para que a vivência e aprofundamento da espiritualidade aconteçam de maneira significativa, fortalecendo nossa Missão e constituindo elemento decisivo para a vitalidade do nosso ser-em-missão. As principais ações realizadas são: Celebração de Páscoa; Coroação de Maria; Celebrações Eucarísticas; Celebração de Natal; Dia de Champagnat; Dia do Marista.

Projeto Acolhida
Tem como objetivo acolher as crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, considerando seus saberes e aprendizagens, trabalhando as datas litúrgicas e promovendo espaços de vivência e formação. Em tempos de pandemia a Acolhida acontece no drive (segunda-feira na Educação Infantil e terça-feira no Fundamental Anos Iniciais).  Além das acolhidas no drive a pastoral realiza acolhidas nas salas de aula trabalhando as virtudes e valores Maristas.

Ações de Solidariedade
Tem como objetivo desenvolver a cultura da solidariedade e a responsabilidade social entre a comunidade educativa marista, solidarizando-se com as pessoas e instituições por meio de ações práticas e libertadoras, agregando valor em cada gesto realizado. As principais ações acontecem na Maratona Champagnat, campanha do Brinquedo e junto aos projetos de Intervenção Social.

Pastoral Juvenil Marista – PJM
O objetivo da PJM é favorecer aos alunos um processo de amadurecimento na fé, por meio de uma ação evangelizadora que se dá por encontros semanais e experiências formativas.

Público: Alunos de 6ºano do Ensino Fundamental Anos Finais a 3ª série do Ensino Médio.

Principais atividades da PJM: Acampamento; Encontros Semanais; Experiências formativas; Acantonamento, dentre outras atividades.

Maratona Champagnat
A maratona Champagnat acontece a mais de 30 anos e tem por objetivo celebrar o dia de nosso Fundador, São Marcelino Champagnat. Essa atividade é composta de atividades culturais, pedagógicas, esportivas, religiosas e solidárias de um jeito alegre, envolvente e participativo, mobilizando toda a comunidade educativa alunos, famílias, professores e colaboradores tendo como horizonte a educação e os valores cristãos e Maristas.

Contação de Histórias

É um projeto que acontece quinzenalmente com as crianças da Educação Infantil, e tem como objetivo tornar Jesus Conhecido e Amado entre as crianças. As histórias trabalhadas são bíblicas e Maristas.

VOCÊ GOSTOU DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA?