No dia 09 de novembro, os alunos do 4.º ano A da professora Regina, realizaram um jogo para ajudar na memorização das tabuadas. Desde o início do ano foram propostas diversas atividades para contribuírem no processo de memorização das tabuadas, por meio da construção e comparação entre elas. Também foi solicitado o estudo diário das tabuadas para que a memorização acontecesse.
Em momentos que as atividades envolvem as tabuadas e por meio de uma bola que contém multiplicações, a professora verifica os alunos que já memorizaram, mas percebe que há necessidade de um estudo mais frequente e de uma cobrança mais constante. A cerca de um mês, foi sugerido um campeonato de tabuadas e novamente foi incentivada a memorização das tabuadas.
A professora, usando a criatividade, confeccionou fichas com os fatores e construiu a caixa das tabuadas. No dia do jogo, a sala foi organizada de maneira diferente, por meio de sorteio foi dividida a turma em dois grupos: o laranja e o verde, e dado início ao jogo com os alunos tirando par ou ímpar para ver qual grupo daria início.
Foram realizadas várias rodadas e no final o jogo terminou empatado em 27 pontos para cada grupo. Durante a realização do jogo os alunos puderam perceber a importância de estudar para não desapontar o grupo.
Desta forma ocorreu o campeonato, o qual levou os alunos a vivenciarem a experiência de aplicarem o estudo das tabuadas por meio do jogo e de forma lúdica aprender cada vez mais.
E assim os alunos perceberam que brincando também aprendem as tabuadas! Confira as fotos.