Para a Mostra de Conhecimento 2018, a turma do 1.° Ano A da professora Priscila estudou sobre um inseto muito inteligente, amarelo e preto, e que muitas pessoas têm medo por possuir um ferrão. Sabe qual é? Isso mesmo, as ABELHAS.
As crianças, juntamente com a professora Priscila, assistiram vídeos, leram livros e realizaram pesquisas para conhecer um pouco mais sobre a vida das abelhas.
Também visitaram a sala da professora Carla, do infantil 3 A, que está desenvolvendo o projeto “O que uma abelha faz?”. Conheceram a caixa de abelha e vestiram a roupa do profissional que se dedicada a cuidar desse inseto, o apicultor.
Para enriquecer o aprendizado sobre as abelhas e a profissão de apicultor, a turma recebeu na quarta-feira (05/09), o pai do aluno Pedro Felipe: Marco Aurélio Foltran (apicultor), que contou aos alunos muitas curiosidades sobre esse inseto tão fundamental para a natureza.
As crianças aprenderam um pouco mais sobre a organização das abelhas na realização do trabalho de produção de mel na caixa e na colmeia, como o apicultor precisa se vestir para que não seja picado pelas abelhas ao realizar o processo de coleta e como é feita a extração de mel dos favos. Que uma abelha operária, em toda sua vida (de aproximadamente 40 dias), produz meia colher de mel. Uma caixa de abelha produzir 25 mil quilos de mel por ano.
Também ficaram sabendo que o uso do fumigador, aparelho que produz fumaça, faz com que as abelhas pensem que a caixa está pegando fogo e que é preciso mudar de casa. Isso faz com que elas comam muito mel para poder ter material para começar uma nova colmeia, sendo assim, seu abdômen fica cheio e não consegue dobrá-lo, então não ferroa.
Mas não se preocupe, nem todas as espécies de abelhas possuem ferrão, somente as africanizadas.
Ah! Você sabia que encontraram mel puro nas pirâmides do Egito de mais de 3 mil anos atrás? O mel puríssimo não tem data de validade e a cristalização desse produto é um processo natural. Para dissolvê-lo basta colocar o recipiente em “banho-maria” numa temperatura de no máximo 50° c.
E não é só isso: as abelhas são fundamentais para a polinização das flores. Sem elas, muitos alimentos: frutas, verduras e legumes, teriam muita dificuldade de nascer e crescer.
Ficou curioso? Dá uma pesquisada sobre o maravilhoso trabalho dessas lindas e organizadas abelhas. Você vai se surpreender!
Acompanhe as fotos de vários momentos dessa sequência didática e da nossa Mostra.
Professoras Priscila Aparecida Canteri e Cibele Bastos Guaringue.