Aqueles que estudam inglês já notaram que o nosso famoso “Dia dos Namorados” não ocorre no mesmo dia que nos Estados Unidos e na Europa. Nestes lugares o Dia de São Valentim é celebrado em 14 de fevereiro (today!), enquanto que no Brasil a data é comemorada no dia 12 de junho, um dia antes do dia de Santo Antônio (Santo Casamenteiro) como forma de estimular o comércio.
Diz a história que São Valentim foi um padre da Roma antiga que se posicionou contra a ordem de Cláudio II, imperador que proibiu o casamento durante as guerras com a justificativa de que os solteiros eram melhores combatentes do que homens com esposas e família. Por ir contra a ordem do imperador e continuar a celebrar os casamentos secretamente, Valentim foi condenado à morte.
Enquanto aguardava sua sentença na prisão, muitos jovens jogavam mensagens de agradecimento e flores, e, entre eles estava Artérias, filha cega de um carcereiro por quem Valentim se apaixonou e milagrosamente devolveu-lhe a visão. De acordo com a história, antes de cumprir sua sentença, São Valentim enviou uma carta de despedida, na qual assinava como “your Valentine” (seu Valentim), expressão comumente utilizada até hoje no Valentine’s day em que, atualmente, quer dizer “seu namorado”.
A morte de São Valentim data de 14 de fevereiro, dia em que também eram celebradas as lupercais, festas anuais da Roma antiga em que se celebrava a deusa Juno (deusa da mulher e do casamento) e o deus Pan (deus da natureza).
Uma outra versão ainda afirma que franceses e ingleses do século XVII passaram a celebrar São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada nos Estados Unidos um século depois, tornando-se o Saint Valentine’s Day. Na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros, por isso, os namorados usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do seu amado.
E aí, qual dessas versões você prefere? O Marista Idiomas deseja a todos um Happy Valentine’s Day. Lots of love.