Projeto OCA leva alunos à Associação de Catadores ACAMARO

No dia 24 de abril os alunos do 9.º ano visitaram a Associação de Materiais Recicláveis de Oficinas (ACAMARO) como parte da programação do Projeto Orçamento Criança e Adolescente (OCA). A cidade de Ponta Grossa conta com quatro associações de catadores de materiais recicláveis com apoio da prefeitura. Desde o lançamento do programa de coleta seletiva “Renda do Lixo”, em 2006, a prefeitura disponibiliza aos trabalhadores barracões, prensas, carrinhos para coleta e funcionários que realizam assessoramento técnico e administrativo. O objetivo da cooperativa é reduzir os resíduos no aterro sanitário da cidade e contribuir com a sustentabilidade do município. A ACAMARO dispõe de uma máquina que recicla Poliestireno Expandido (EPS), conhecido popularmente como Isopor. O material processado é vendido a R$ 0,50 o quilo e é utilizado na produção de rodapés e molduras.

A visita à associação articula os temas orçamento e sustentabilidade. Nesta programação o tema orçamento permeia tanto o âmbito público como o familiar, pois se inicia desde o valor destinado pela Prefeitura para a implantação da cooperativa até a renda distribuída entre os associados. Além disso, a expectativa é sensibilizar os estudantes reforçando a importância da separação do lixo.