Educação Infantil
EF - Anos Iniciais
EF - Anos Finais
Ensino Médio
Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental - Anos Finais, os alunos Maristas têm diversas atividades que tornam sua formação completa, também contando com ambientes que conectam cuidado e autonomia. Venha conhecer uma educação transformadora!
É o início de uma aprendizagem significativa que se reflete em toda a vida. A criança começa a construir sua identidade, explorando o mundo e se expressando criativamente. Os ambientes educacionais conectam cuidado e autonomia a novas amizades e descobertas inesquecíveis.
Incentiva a criança a pensar por si mesma, elaborando hipóteses sobre o ambiente em que vive. Por meio da investigação, percebe um mundo novo a sua volta.
É um ambiente inovador, interativo, significativo e lúdico que propõe uma aprendizagem criativa, voltada para despertar o interesse das crianças no desenvolvimento de habilidades e competências.
Uma imersão completa em vivências na Língua Inglesa, nas mais variadas áreas do conhecimento e ambientes de aprendizagem que compões a rotina escolar para formar, desde o início, cidadãos capacitados para atuar globalmente.
No Ensino Fundamental Anos Iniciais, o processo ensino-aprendizagem contempla competências e habilidades dos diferentes componentes curriculares. Por meio da prática da projetualidade, o estudante tem a oportunidade de entrar em contato com as mais variadas linguagens, sendo estimulado a ampliar os repertórios emocional, social, intelectual e cultural. A partir das propostas pedagógicas, uma rotina diferente de estudos é estabelecida, e os estudantes são acompanhados para não perderem a conexão com os conteúdos trabalhados. O lúdico, a criatividade, os valores humanos, a comunicação, a afetividade e a relação família e escola, são evidenciados em nosso processo de construção do conhecimento.
O Projeto de Intervenção Social é uma prática pedagógica marista que promove o protagonismo infantil, o diálogo entre as ciências, as sociedades e as culturas, permitindo entender as necessidades humanas, sociais e contemporâneas, questioná-las e traçar caminhos e modos de enfrentar esses desafios nas diferentes realidades. Todo o percurso investigativo e as ações de intervenção são apresentados na Mostra do Conhecimento e no Fórum com Crianças. Nesses dois momentos distintos, os estudantes partilham as descobertas e ações que permearam o projeto, sendo a apresentação às famílias na Mostra do Conhecimento e aos colegas e estudantes de outras unidades Maristas no Fórum com Crianças.
O Projeto Grêmio Mirim Marista (GMM) foi pensado e é desenvolvido com o intuito de incentivar o protagonismo infantil, no sentido de as crianças terem voz e vez como representantes do segmento Ensino Fundamental Anos Iniciais, contribuindo assim com sugestões de melhorias no âmbito escolar, realizando ações de integração entre os estudantes, sendo um apoio a coordenação e direção numa gestão colegiada. Formado apenas por estudantes, de forma independente, o GMM desenvolve atividades culturais, intelectuais e esportiva, participa de eventos, projetos, ações solidárias, organiza debates sobre assuntos de interesse dos estudantes, entre outras ações.
O colégio Marista Pio XII em parceria com a Estante Mágica se uniram para transformar os alunos em pequenos autores. Com a ajuda das professoras e dos colegas, os estudantes produzem textos e ilustram suas histórias, a partir de um tema gerador sugerido pelos estudantes e/ou professores. A produções são enviadas a equipe da Estante Mágica e organizadas num livro. Cada estudante tem acesso ao e-book da turma e Espaço do Autor. A família que deseja receber o livro impresso pode solicitar à empresa parceira e recebe em sua casa.
O aluno é coparticipante do aprendizado, expressando-se e compreendendo diferentes pontos de vista. Uma jornada marcada pelo amadurecimento de ideias e conexões empáticas com o mundo e pelo contato com as novas tecnologias, criando um vínculo forte entre alunos e educadores.
Metodologia destinada a educação da interioridade, entendida como capacidade de se reconhecer e se relacionar a partir do eu interior para encontrar equilíbrio pessoal, o que repercutirá positivamente no outro, na natureza e na sociedade. Auxilia o estudante na construção do seu projeto de vida.
Aulas voltadas para o desenvolvimento das competência essenciais para o século XXI. Em cada etapa dos Anos Finais, o projeto Conexão XXI aborda uma área do conhecimento - Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática - por meio do letramento, pesquisa, contextualização e método científico para construir conceitos e potencializar as aprendizagens deste segmento.
De acordo com os resultados acadêmicos em provas, simulados e avaliações de larga escala, o estudante é convidado e/ou convocados a participar de atividades pedagógicas em contraturno, que visam personalizar os estudos de acordo com os resultados obtidos.
No Marista, os estudantes constroem uma trilha de sucesso para o seu projeto de vida, com professores capacitados para os desafios do século XXI. Por meio de soluções educacionais multiplataformas, os alunos recebem uma sólida formação humana e personalizada para se tornar um agente transformador do mundo.
Assim, os estudantes se tornam ainda mais protagonistas de sua trajetória, identificando singularidades e fazendo escolhas mais conscientes. Tudo isso, com uma visão global de conhecimentos e excelência acadêmica para enfrentar os desafios dos vestibulares, ingressos em universidades internacionais e provas como o Enem.
Um ensino ainda mais digital, conectado e com formação humana. Porque tão importante quanto entender as novas tecnologias é saber usá-las para o bem.
Aluno protagonista com poder de decisão desde a 1ª série do Novo Ensino Médio. Com isso, maior a autonomia e maior o poder de escolha nas trilhas optativas. Mais flexibilidade nos estudos, que permite um melhor preparo para o Projeto de Vida do estudante.
Com acolhimento e orientação para os desafios desta fase, o aluno poderá construir seu Projeto de Vida a partir de uma linguagem jovem e acolhedora. A orientação para a escolha da carreira leva em consideração as habilidades e aptidões necessárias para sua realização plena.
Desenvolvimento de soft skills, como empatia, resiliência, pensamento crítico, criatividade, entre outros. Uma jornada transformadora com projetos e módulos dedicados à formação socioemocional, fundamentados em uma escola em pastoral.
Ensino Fundamental – Anos Iniciais
São apresentados espaços para a construção de saberes individuais e coletivos;
Segue as orientações da BNCC.
Ensino Fundamental – Anos Finais
A estrutura está alinhada ao Projeto Educativo, às Matrizes
Curriculares e à Base Nacional Curricular do segmento;
O Projeto Athos, direcionado para os 8os e 9os anos, possui
foco em experiências de multiletramentos.
Ensino Médio
Solução educacional que proporciona aos
estudantes uma aprendizagem que visa assegurar os
melhores resultados diante dos desafios acadêmicos;
Foco na formação humana.